19 fevereiro 2015

Como superar um bloqueio criativo?


  Olá, meus caros leitores. Hoje eu vim falar de uma situação que todo escritor já passou, e que eu estou passando nesse momento: Bloqueio criativo. Não faz a mínima ideia do que seja isso? Deixa que eu te explico melhor.
  De repente, nada faz sentido. Você não consegue terminar aquela redação de 30 linhas que o professor passou, fica sem inspiração para poemas, tem vontade de desistir aquele livro que você mal começou a escrever. Isso é um bloqueio criativo. Você sente que as suas ideias esgotaram, faltam-lhe palavras. E quando você termina (Com sacrifício) o seu projeto, lê e pensa: "O que %$&#@ eu fiz?!"
  O primeiro de tudo é ter calma e aceitar. Você está com bloqueio criativo, mas não é motivo para se desesperar. Todo mundo passa por isso, mas uma hora tudo passa, até uva passa (Tá, parei).
  Sabe quando você está no banho, e começa a imaginar várias frases soltas que daria um texto perfeito? Sabe porque isso acontece? Porque essa é a hora em que o cérebro relaxa, nós não pensamos em nada, fazendo nossa mente "divagar". Por isso, reserve um tempo para você mesmo, relaxe, medite, tire uma soneca, tudo tá valendo.
  Tenha sempre um caderno, ou um bloco de anotações em mãos. Já aconteceu vezes de ter uma ideia incrível, mas como não estava com um papel e uma caneta por perto, acabei me esquecendo. Por isso, nunca de sair de casa sem uma caderneta, ok?
  Deixe sua imaginação voar. Se você quiser escrever uma historinha de uma azeitona que se apaixonou por um guaxinim fique à vontade! E não se preocupe em deixar a história impecável, não seja rude consigo mesmo. Esse momento é delicado, qualquer coisa pode atrapalhar sua concentração.
  Permita-se viver experiências novas. Pra que ir para a escola de ônibus se você pode ir de bicicleta? Que tal ir para aquela viagem no campo com os amigos? Ouvir blues ao invés de rock? Viver sem rotina é o primeiro passo para a criatividade.
  Então pessoal, é isso, espero que vocês tenham gostado do meu texto. "Hey Sara, mas se você está passando por um bloqueio criativo, como teve inspiração para fazer esse texto?" Também não sei. Para finalizar o post, eu vou deixar aqui uma frase, que também é uma dica importantíssima:

"O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes."
— Albert Einstein.

  Tipo, cada um tem a sua inspiração. Qual é a sua? Shhh, não diga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário